Pular para o conteúdo principal

Ora-pro-nóbis: Conheça seus benefícios e aprenda a cultivar

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

A Ora-pro-nóbis ( Pereskia aculeata) é uma trepadeira da família das cactáceas, com espinhos, muitas folhas e delicadas e pequenas flores. A princípio o seu nome um tanto peculiar pode causar alguma estranheza, mas a verdade é que por conta de sua riqueza nutricional ela vem se tornando cada vez mais popular.

No artigo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), descobrir curiosidades, benefícios e claro: como cultivá-la aí na sua casa!

Um combo de benefícios:

A Ora-pro-nóbis é oriunda  das américas, sendo encontrada desde a Flórida (EUA), até México, Peru, Argentina e Brasil.

A história do seu nome (que vem do latim "ora pro nobis", "ora por nós") se não verdadeira, é ao menos curiosa: Diz-se que os padres, na região de Minas Gerais, costumavam cultivar a planta, usando-a como cerca viva, e não gostavam que suas folhas fossem arrancadas, então as pessoas que apreciavam consumi-las esperavam pelo momento em que a missa (ministrada em latim) estivesse sendo feita, e no momento do "ora pro nobis" se esgueiravam a colher as folhinhas. Se isso tem algum fundo de verdade não sabemos, mas que a planta é extremamente popular e bastante apreciada na culinária mineira isso é um fato.

Ricas em proteína, fonte de vitamina C, manganês e cálcio, as folhas da Ora-pro-nóbis podem ser consumidas tanto cruas quanto refogadas, acompanham frango, costelinha ou podem servir como ingrediente para ensopados, os benefícios são indiscutíveis. Mas além de ser uma ótima opção para enriquecer a dieta, também é uma planta ornamental capaz de transformar a aparência de qualquer espaço, e o melhor: não é nada difícil de cultivar.

Bonita e pouco exigente:

A Ora-pro-nóbis pode ser cultivada em quintais e jardins, e tendo apoio para crescer e se sustentar (já que é uma trepadeira) até mesmo em varandas de apartamentos. Ela não exige muito conhecimento ou dedicação, é uma planta simples e fácil de lidar.

O plantio pode ser feito a partir de estacas, que tanto podem ser deixadas na água por alguns dias até criarem raízes e depois transferidas ao solo, ou mesmo colocadas diretamente no solo após serem cortadas.

Trepadeira Ora-pro-nóbis


Para obter sucesso no cultivo basta se lembrar:

  • Por ser da família dos cactos, a Ora-pro-nóbis não necessita de regas frequentes, e após o plantio, depois de estabelecida, pode até mesmo resistir bem a alguns dias sem ser regada. O que deve sempre ser evitado é o excesso de umidade no solo.
  • Necessita de, no mínimo, três horas diárias de sol, podendo se desenvolver tanto à meia sombra, quanto no sol pleno.
  • Não lida bem variações extremas de temperatura, ou seja: nada de calor e nem de frio extremos.
Deu para perceber que o cultivo da Ora-pro-nóbis não tem segredos, não é? E quase sem esforço você é recompensado com bonitas, delicadas e perfumadas florezinhas, além das nutritivas folhas da planta. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais, e caso tenha dúvidas ou sugestões não se esqueça de deixar seu comentário!


Comentários

  1. são lindas, sua pouca exigência em cuidados diários, é perfeito pros dias de hoje nessa correria !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Além do facilidade em cultivar, é linda e ainda tem potencial nutricional!
      Obrigada pelo comentário, Rafael!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a cuidar da popular onze-horas (Portulaca grandiflora)

Foto de Pisauikan retirada do Unsplash Originária de países como Brasil, Argentina e Uruguai, a onze-horas produz numerosas e coloridas flores, que se abrem, normalmente, por volta das 11:00 — explicando a origem do seu nome popular. Embora seja uma planta relativamente comum, ainda existem algumas dúvidas a respeito do seu cultivo. Ela gosta de sol ou de sombra? Quantas vezes por semana é necessário regá-la? Para responder a essas e outras dúvidas o Lavandas e Lilases preparou o artigo de hoje, que traz ainda, como bônus, uma série de imagens que com certeza você vai gostar! Confira: Onze-horas — tudo o que você precisa saber para cultivar Foto original Lavandas e Lilases Quando, como, e onde plantar Foto original Lavandas e Lilases O verão ou a primavera são as melhores épocas para o plantio da onze-horas, que pode ser feito através de sementes ou estacas da planta. Se optar pelo plantio através  de estacas, basta enterrá-las em um solo fofo, e mantê-lo úmido, em pouco tempo as esta

5 Plantas para ambientes internos

Algumas pessoas, por viverem em apartamentos ou em casas com pouco espaço externo, mesmo gostando de plantas acabam acreditando que não podem cultivá-las, ou então, têm dúvidas sobre quais são as plantas adequadas para os ambientes internos e como é possível mantê-las  saudáveis.  É preciso compreender que cada planta possui necessidades diferentes de água, luz, ventilação e temperatura; e essas necessidades determinam se elas prosperarão, ou não, em determinados locais. Para ajudá-lo(a), o Lavandas e Lilases listou no artigo de hoje 5 plantas cujas características permitem que elas sejam cultivadas no interior das casas e apartamentos.  Confira: 1.Violetas Foto original Lavandas e Lilases Possuem uma beleza delicada e singela, e cores que variam de tons diferentes de roxo, rosa, bordô e até mesmo a mistura dessas cores com branco. As violetas podem ser plantadas em pequenos vasos, e por isso  são uma ótima opção para quem não possui muito espaço em casa, mas deseja trazer mais cor e