Pular para o conteúdo principal

A crotalária é realmente eficaz no combate à dengue?

Uma planta que produz flores de um amarelo vibrante vem ganhando bastante visibilidade ao ser apontada como uma possível "arma" no combate ao Aedes aegypti, é a leguminosa Crotalaria Juncea.

Normalmente ela é utilizada na agricultura, em um processo chamado de adubação verde, mas e se tratando do combate ao mosquito transmissor da dengue? Será que ela tem alguma eficácia? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje do Lavandas e Lilases.

O que é a crotalária e por que ela tem sido apontada como uma forma de combate à dengue?

Como dito acima, a crotalária é uma planta leguminosa, comumente utilizada na adubação verde, floresce no período da primavera e do verão, não sendo tolerante a temperaturas baixas.

Em tese, as flores amarelas da crotalária atraem uma libélula, predadora das larvas e do mosquito Aedes aegypti, com o aumento dessa libélula, ocorreria a diminuição do mosquito, e consequentemente dos casos de dengue (e de outras doenças disseminadas por ele, como a zika, por exemplo).

 Ou seja, não se trata de a planta, em si, ser uma espécie de repelente ao mosquito, mas sim de ela teoricamente atrair um predador que o eliminaria.

Então a planta é realmente eficaz contra a dengue?

Embora a ideia de usar a crotalária com o fim de diminuir a proliferação do Aedes aegypti tenha sido bastante difundida, sendo até mesmo adotada por alguns municípios, alguns especialistas não acreditam que seja algo eficaz, e não há  uma comprovação científica de que funcione.

Dados, de cidades em que as sementes da planta foram distribuídas, por exemplo, não demonstraram quedas nos casos de dengue que comprovassem a eficácia do método.

Mas, se não há dados científicos de que funcione, então, mal também não faz, certo?

 Hum... mais ou menos. Na natureza nenhum desequilíbrio é bom, por isso o plantio descontrolado da crotalária, talvez, futuramente, pudesse se tornar um problema.

Também é importante salientar que a crotalária é uma planta tóxica, o que por si só não é o problema (outras plantas ornamentais também são), mas no caso de tê-la em casa, é preciso atenção e cuidado, especialmente em relação à crianças e animais de estimação.

Ademais, a ideia de a planta atrair um predador que "acabaria" com o mosquito Aedes, poderia também contribuir para que as pessoas relaxassem ao evitar o acúmulo de água parada, e isso com certeza pioraria a situação.

Plantas e o combate a dengue:

Afinal, existe alguma planta que ajude a combater a dengue ou que possa repelir o mosquito transmissor? Infelizmente, embora plantas como a citronela e a lavanda sejam conhecidas como "repelentes naturais", não há nenhuma comprovação científica de que seja eficaz utilizadas para esse fim.

É possível fazer uso de repelentes reconhecidamente eficazes, que podem ser adquiridos em farmácias e supermercados e devem ser utilizados com cautela seguindo sempre as orientações dos fabricantes.

E a forma mais eficaz de combater a dengue (e também a zika e chikungunya) continua sendo aquela que todos nós já sabemos: EVITAR O ACÚMULO DE ÁGUA PARADA.
  • Evite o descarte inadequado de lixo. Uma única embalagem de biscoito jogada na rua, por exemplo, pode se tornar um criadouro de mosquito.
  • Não deixe pratinhos acumulando água embaixo de vasos de plantas (você sabia que além de atrair o mosquito, essa água, no caso de algumas plantas pode até mesmo causar o apodrecimento de raízes?)
  • Faça o descarte adequado do lixo reciclável, e não deixe recipientes espalhados pelo quintal, onde podem se tornar foco da doença.
Não existe uma solução mágica para acabar com a dengue, os métodos de combate, na verdade, são até bem simples, apenas precisamos nos conscientizar e contribuir.

Você gostou deste artigo, acha que esse conhecimento pode ser útil à outras pessoas? Então clique no ícone "compartilhar" mais abaixo e espalhe as informações!

Nota: Este artigo é uma sugestão deixada em um comentário por um leitor (a). O artigo foi feito com base em pesquisas, buscando trazer informações reais e seguras. Todas as sugestões são aceitas e muito bem-vindas! Seu comentário é muito importante para o blog, por isso, esteja à vontade para participar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a cuidar da popular onze-horas (Portulaca grandiflora)

Foto de Pisauikan retirada do Unsplash Originária de países como Brasil, Argentina e Uruguai, a onze-horas produz numerosas e coloridas flores, que se abrem, normalmente, por volta das 11:00 — explicando a origem do seu nome popular. Embora seja uma planta relativamente comum, ainda existem algumas dúvidas a respeito do seu cultivo. Ela gosta de sol ou de sombra? Quantas vezes por semana é necessário regá-la? Para responder a essas e outras dúvidas o Lavandas e Lilases preparou o artigo de hoje, que traz ainda, como bônus, uma série de imagens que com certeza você vai gostar! Confira: Onze-horas — tudo o que você precisa saber para cultivar Foto original Lavandas e Lilases Quando, como, e onde plantar Foto original Lavandas e Lilases O verão ou a primavera são as melhores épocas para o plantio da onze-horas, que pode ser feito através de sementes ou estacas da planta. Se optar pelo plantio através  de estacas, basta enterrá-las em um solo fofo, e mantê-lo úmido, em pouco tempo as esta

5 Plantas para ambientes internos

Algumas pessoas, por viverem em apartamentos ou em casas com pouco espaço externo, mesmo gostando de plantas acabam acreditando que não podem cultivá-las, ou então, têm dúvidas sobre quais são as plantas adequadas para os ambientes internos e como é possível mantê-las  saudáveis.  É preciso compreender que cada planta possui necessidades diferentes de água, luz, ventilação e temperatura; e essas necessidades determinam se elas prosperarão, ou não, em determinados locais. Para ajudá-lo(a), o Lavandas e Lilases listou no artigo de hoje 5 plantas cujas características permitem que elas sejam cultivadas no interior das casas e apartamentos.  Confira: 1.Violetas Foto original Lavandas e Lilases Possuem uma beleza delicada e singela, e cores que variam de tons diferentes de roxo, rosa, bordô e até mesmo a mistura dessas cores com branco. As violetas podem ser plantadas em pequenos vasos, e por isso  são uma ótima opção para quem não possui muito espaço em casa, mas deseja trazer mais cor e

Ora-pro-nóbis: Conheça seus benefícios e aprenda a cultivar

A Ora-pro-nóbis ( Pereskia aculeata) é uma trepadeira da família das cactáceas, com espinhos, muitas folhas e delicadas e pequenas flores. A princípio o seu nome um tanto peculiar pode causar alguma estranheza, mas a verdade é que por conta de sua riqueza nutricional ela vem se tornando cada vez mais popular. No artigo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), descobrir curiosidades, benefícios e claro: como cultivá-la aí na sua casa! Um combo de benefícios: A Ora-pro-nóbis é oriunda  das américas, sendo encontrada desde a Flórida (EUA), até México, Peru, Argentina e Brasil. A história do seu nome (que vem do latim "ora pro nobis", "ora por nós") se não verdadeira, é ao menos curiosa: Diz-se que os padres, na região de Minas Gerais, costumavam cultivar a planta, usando-a como cerca viva, e não gostavam que suas folhas fossem arrancadas, então as pessoas que apreciavam consumi-las esperavam pelo momento em que a mi