Pular para o conteúdo principal

Coléus — bonito, colorido e fácil de cuidar!

coléu cor de rosa
Foto original Lavandas e Lilases
Versátil, podendo ser cultivado tanto em vasos quanto diretamente no solo ele está na lista de plantas fáceis de cuidar; possui folhas em variados formatos e cores, tons de marrom e bordô que se mesclam ao verde ou rosa, por exemplo. O coléus (ou coração magoado, como é conhecido em algumas regiões) veio para provar que as folhas também podem ser as responsáveis por colorir um jardim. Prontos (as) para conhecê-lo?

Quatro perguntas e respostas sobre o coléus:

1. De onde ele vem?

O coléus é de origem asiática, e seu nome científico é Solenostemon Scutellarioides (aposto que você prefere chamá-lo de coléus mesmo, não é?), é uma planta que vai bem em diversas regiões do Brasil, sendo sensível apenas à temperaturas muito baixas e à geadas que podem queimar suas folhas.

Quando tem espaço para crescer ele pode alcançar alturas que vão de 40 centímetros à 1 metro, mas há também gêneros de coléus que se arrastam pelo chão ao invés de crescerem para o alto.

2. Como posso plantá-lo?


Embora seja conhecido pela beleza de sua folhagem, ele também produz pequenas e delicadas florzinhas, que normalmente possuem um bonito tom de azul ou roxo claro e surgem em pendões. É a partir dessas flores que vem as sementes do coléus, você pode plantá-lo tanto a partir dessas sementes quanto a partir de mudas.

Caso conheça alguém que tenha a planta em casa basta pedir um único galhinho, porque plantando-o em uma terra fofa e úmida, ele facilmente "pega" e em pouco tempo começa a crescer e a se desenvolver. 

Aqui uma curiosidade: O coléus plantado a partir de uma semente pode ser diferente da planta-mãe, porém quando plantado a partir de um galho ele normalmente será igual à ela.

Como dito acima, pode ser plantado tanto no solo do jardim quanto em um vaso grande. Caso sua planta comece a crescer muito estando no vaso, basta podar os galhos mais altos para controlar o tamanho.

3. Quando é preciso regar?

O clima da sua região pode influenciar na necessidade da rega, para não errar procure manter o solo sempre úmido, mas lembre-se: úmido é diferente de encharcado. Muitas plantas não toleram excesso de umidade, e o coléus é uma delas.

4. Ele precisa de poda e fertilização?

Toda planta necessita de nutrientes, por isso a adubação é importante, no caso do coléus um bom adubo orgânico suprirá suas necessidades e garantirá ao jardim uma planta saudável e viçosa.

Quanto às podas, quem cultiva o coléus percebe que ele tende a perder sua beleza com o passar do tempo, e é nesse momento que as podas são indicadas, os galhos retirados podem ser plantados, e o seu jardim não perderá a beleza dessas encantadores folhagens!



Cheio de cor e vida, de fácil plantio e replantio, deu para perceber que o coléus é uma ótima opção para cultivar, não é? Nós aqui do Lavandas e Lilases também queremos saber: você já conhecia o coléus? Por qual nome ele é chamado aí na sua região? Conte-nos nos comentários! E se você gostou de conhecer, ou aprender um pouco mais sobre essa planta compartilhe este artigo nas suas redes sociais!



Comentários

  1. O nosso está tão lindo, e olha que a gente levou só uma mudinha...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se desenvolve tão bem, né? Fica lindo mesmo! Obrigada pela comentário :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ameii o seu blog, poderia falar sobre cuidados com as suculentas ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Seja bem-vinda ao blog e muito obrigada pelo seu comentário e pela sua sugestão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a cuidar da popular onze-horas (Portulaca grandiflora)

Foto de Pisauikan retirada do Unsplash Originária de países como Brasil, Argentina e Uruguai, a onze-horas produz numerosas e coloridas flores, que se abrem, normalmente, por volta das 11:00 — explicando a origem do seu nome popular. Embora seja uma planta relativamente comum, ainda existem algumas dúvidas a respeito do seu cultivo. Ela gosta de sol ou de sombra? Quantas vezes por semana é necessário regá-la? Para responder a essas e outras dúvidas o Lavandas e Lilases preparou o artigo de hoje, que traz ainda, como bônus, uma série de imagens que com certeza você vai gostar! Confira: Onze-horas — tudo o que você precisa saber para cultivar Foto original Lavandas e Lilases Quando, como, e onde plantar Foto original Lavandas e Lilases O verão ou a primavera são as melhores épocas para o plantio da onze-horas, que pode ser feito através de sementes ou estacas da planta. Se optar pelo plantio através  de estacas, basta enterrá-las em um solo fofo, e mantê-lo úmido, em pouco tempo as esta

5 Plantas para ambientes internos

Algumas pessoas, por viverem em apartamentos ou em casas com pouco espaço externo, mesmo gostando de plantas acabam acreditando que não podem cultivá-las, ou então, têm dúvidas sobre quais são as plantas adequadas para os ambientes internos e como é possível mantê-las  saudáveis.  É preciso compreender que cada planta possui necessidades diferentes de água, luz, ventilação e temperatura; e essas necessidades determinam se elas prosperarão, ou não, em determinados locais. Para ajudá-lo(a), o Lavandas e Lilases listou no artigo de hoje 5 plantas cujas características permitem que elas sejam cultivadas no interior das casas e apartamentos.  Confira: 1.Violetas Foto original Lavandas e Lilases Possuem uma beleza delicada e singela, e cores que variam de tons diferentes de roxo, rosa, bordô e até mesmo a mistura dessas cores com branco. As violetas podem ser plantadas em pequenos vasos, e por isso  são uma ótima opção para quem não possui muito espaço em casa, mas deseja trazer mais cor e

Ora-pro-nóbis: Conheça seus benefícios e aprenda a cultivar

A Ora-pro-nóbis ( Pereskia aculeata) é uma trepadeira da família das cactáceas, com espinhos, muitas folhas e delicadas e pequenas flores. A princípio o seu nome um tanto peculiar pode causar alguma estranheza, mas a verdade é que por conta de sua riqueza nutricional ela vem se tornando cada vez mais popular. No artigo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), descobrir curiosidades, benefícios e claro: como cultivá-la aí na sua casa! Um combo de benefícios: A Ora-pro-nóbis é oriunda  das américas, sendo encontrada desde a Flórida (EUA), até México, Peru, Argentina e Brasil. A história do seu nome (que vem do latim "ora pro nobis", "ora por nós") se não verdadeira, é ao menos curiosa: Diz-se que os padres, na região de Minas Gerais, costumavam cultivar a planta, usando-a como cerca viva, e não gostavam que suas folhas fossem arrancadas, então as pessoas que apreciavam consumi-las esperavam pelo momento em que a mi